Checkup de Saúde Mental no ambiente corporativo: Um Olhar Essencial para as Lideranças
A pesquisa recente realizada pela Champion Health, e divulgada no The Workplace Health Report 2023, com mais de 4.000 trabalhadores globais, revelou que 76% dos empregados enfrentam níveis altos e moderados de estresse. As causas principais incluem carga de trabalho excessiva (76%), sensação de falta de controle (31%), falta de suporte dos líderes (29%) e problemas no relacionamento com gestores (27%). Estes dados revelam um grande desafio para a saúde mental no ambiente corporativo.
Com isso, as lideraças 5.0 já tem como fato a demanda de ter especialistas em saúde mental efetuando o acompanhamento contínuo dos trabalhadores individualmente e em equipe, além de se dedicarem ao seu próprio crescimento investindo em bons analistas, terapeutas ou coaches. Ao realizar um trabalho de ̈checkup ̈ em saúde mental, em ambientes complexos, dinâmicos e cada vez mais sujeitos a incerteza, líderes podem identificar, gerenciar fatores de risco, contribuindo para a criação de um ambiente saudável para os indivíduos e equipes. Investir em um ambiente saudável é essencial, e passa por gerenciar efetivamente o relacionamento entre gestores e funcionários, facilitando o estabelecimento de um sistema de suporte robusto.
Ações que líderes podem implantar para acompanhar a evolução:
- Implementar Programas de Suporte: Desenvolver e implementar programas de suporte à saúde mental tanto individualmente, quanto em grupos.
- Treinamento de Liderança: Capacitar líderes para reconhecer e mitigar sinais de estresse, preparar as novas gerações de liderança entendendo as diferenças entre elas
- Avaliações Regulares: Conduzir avaliações periódicas para ajustar as cargas de trabalho e melhorar as condições de atuação.
- Comunicação Eficiente: Fomentar uma comunicação aberta para que possíveis questões sejam prontamente abordadas.
Profissionais em estresse regularmente apresentam queda de produtividade, dificuldades em relacionamentos e questões para elaborar a vida pessoal e profissional. Além disso, podem desistir e sair da empresa, cometer erros, gerar conflitos com os gestores, parceiros e clientes, tornando o ambiente de trabalho excessivamente desafiador para todos. Por isso, é vital realizar um checkup regular da saúde mental no ambiente de trabalho.
Empresas e gestores têm várias opções para promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Um investimento em coaching para líderes pode criar um ambiente mais positivo. A mediação de conflitos e treinamento em comunicação não violenta reduzem tensões e competições entre equipes. A intervenção assistida por animais é uma solução inovadora com resultados notáveis para melhorar o ambiente interno das empresas. Existem diversas ferramentas disponíveis para melhorar o clima, os relacionamentos e as expectativas dos funcionários, resultando em melhor saúde mental corporativa.
Se você reconhece a importância de promover um ambiente de trabalho saudável, compartilhe este post. Vamos juntos melhorar as práticas de saúde mental nas empresas.